sábado, 21 de outubro de 2023

As Bruxas, de Roald Dahl


As Bruxas é um livro infanto-juvenil, escrito pelo britânico Roald Dahl, mesmo autor de "Matilda" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Sua primeira publicação ocorreu em 1983 e chegou aqui no Brasil através da editora Martins Fontes. A edição que li, foi publicada em 2012 e contém 240 páginas.


Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, bruxas não são apenas criaturas dos contos de fadas, elas realmente existem e vivem entre nós disfarçadas como mulheres normais, o que torna difícil de identificá-las. Por isso, é importante estar sempre atento para perceber quando estiver de frente com uma bruxa, principalmente se você for uma criança, pois o objetivo dessas criaturas é sumir com todas as crianças que surgirem em seu caminho através de seus poderes mágicos!

O protagonista dessa história é um menino inglês que irá narrar sobre as suas aventuras vividas quando ele ficou frente a frente com as bruxas. Essa criança não possui nome e durante a trama ele apenas é chamado de neto ou menino, isso pode parecer um pouco estranho no começo, mas esse detalhe logo é esquecido com o decorrer da leitura.

A história começa quando o protagonista tinha 7 anos, ele e seus pais estavam viajando para Noruega para visitar sua avó, quando sofrem um acidente no qual seus pais não sobrevivem. Após esse triste acontecimento, a avó do garoto começa a contar histórias sobre as bruxas, para distraí-lo e também para adverti-lo dos perigos do mundo. Essa avó é uma verdadeira especialista no assunto e conta sobre como é possível reconhecer as bruxas, os seus disfarces, as suas características físicas extravagantes, como elas se organizam e várias outras informações que ela considera importante que seu netinho saiba para se proteger.

Passa alguns dias e é feito a leitura do testamento, a avó ganha a guarda do netinho, porém como era vontade dos pais que o menino continuasse seus estudos na Inglaterra, ambos se mudam para lá e começam a viver sua vida normal até o dia em que o menino tem seu primeiro encontro com uma bruxa, do qual ele conseguiu sair ileso.

Meses se passaram e o período das férias de verão estava chegando, a avó e o menino estavam com tudo planejado para ir a Noruega, mas, semanas antes, a avó adoece e o médico a impede de viajar e sugere que os dois vão passar suas férias em um hotel à beira-mar ali mesmo na Inglaterra.

Assim, os dois se hospedam no Magnificent Hotel e durante suas brincadeiras dentro do hotel, o menino entra em um salão onde aconteceria um importante congresso. Quando o menino menos espera, a sala começa a ficar cheio de um grupo estranho de mulheres que logo ele percebe ser bruxas.

É nesse momento que nosso pequeno protagonista se vê no meio de uma Convenção de Bruxas, ali ele escuta o terrível plano da cruel e poderosa Grã-Bruxa e suas companheiras que estão se organizando para transformar todas as crianças do mundo em ratos. Quando a reunião estava quase no fim, o menino não consegue sair da sala e despercebido acaba sendo transformado em rato, assim como um menino chamado Bruno, que também estava hospedado no hotel.

Após sua transformação, o “menino” consegue escapar das garras das bruxas e vai a procura de sua avó para que juntos eles encontrem uma maneira para impedir as bruxas de colocar seus planos em ação.


As Bruxas é um livro recheado de aventuras e magia, possui uma linguagem simples e suas diversas ilustrações, facilitam o leitor visualizar as cenas com mais facilidade.

O começo da história é um pouco lento, mas a partir do momento em que os personagens chegam no hotel é que tudo fica mais animado e flui com muita facilidade. A parte da Convenção das Bruxas é genial, ver todos os detalhes mencionados pela avó ganhando forma de uma vez, foi uma das partes mais interessantes e divertidas!

O protagonista é um garoto curioso, esperto e ativo, ele não fica esperando que as coisas aconteçam, ele simplesmente vai lá e faz. Já sua avó, é uma senhora muito amorosa e maluquinha, ela apronta todas durante a história, além de viver apoiando o neto em todas as suas travessuras, essa é uma dupla e tanto!


As Bruxas já foi adaptado para filme duas vezes com o nome "Convenção das Bruxas", a primeira em 1990, protagonizado por Anjelica Huston e outra em 2020, protagonizado por Anne Hathaway. Confesso que apesar de ambos os filmes serem bem famosos, ainda não assisti nenhum, mas pretendo assisti-los em breve.

Espero que tenham gostado da resenha!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*