A Vila dos Gatos é uma publicação independente do autor nacional Jakson Nako, que ganhou vida no Wattpad e, posteriormente, em 2017, foi publicado na Amazon, contendo 73 páginas.
A história se desenrola em uma pacata vila de casinhas históricas, onde aconteceu um evento muito curioso, marcado pela chegada peculiar de um gato preto que surgiu do céu pendurado pelo rabo em um guarda-chuva vermelho. O velho da casa 2A laranja, único humano que presenciou a chegada do gatinho misterioso torna-se o contador oficial dessa história, narrando como o felino pousou no telhado de sua morada para todos que o perguntassem.
A chegada do gato do guarda-chuva desencadeia uma grande migração de gatos de todas as raças, cores e tamanhos para o local, criando uma onda de sentimentos entre os moradores. Enquanto alguns não gostaram, como o rapaz de óculos grandes que tinha a convicção de que os bichanos queriam dominar o mundo, a maioria dos moradores achavam que os gatos podiam viver entre eles. Assim, humanos e felinos passaram a ter uma boa convivência na vila, onde os gatinhos ganhavam comidas, carinho e camisetas, se assim os gatos desejassem.
Em cada capítulo somos apresentados a um novo acontecimento sob o olhar de diferentes gatinhos, que, muitas vezes não compreendem os comportamentos humanos. A narrativa habilmente retrata o universo felino, capturando com fidelidade suas peculiaridades, tornando a leitura divertida.
Com o passar do tempo a vila torna-se famosa, atraindo um grande fluxo de pessoas interessadas em alugar uma casa na vila devido à presença dos gatinhos, mas também chamando a atenção da mídia, de organizações de proteção animal e agentes da saúde sanitária, todos querendo entender o porquê de tantos gatinhos irem morar lá.
Apesar dos gatinhos estarem em um ambiente permeado por amor pelos animais, temos um momento triste e surpreendente que traz uma dose de realidade nos lembrando que ainda existem muitas sombras no mundo.
"A humanidade com o homem em seu centro principal, fora um projeto que dera muito errado, falhamos na evolução, se quer fomos capazes de pequena melhora."
Temas cotidianos, como teorias da conspiração, alcoolismo, adultério, agressão, luto e maternidade, são habilmente abordados na narrativa. Um fato interessante é que em nenhum momento as pessoas são chamadas pelo nome, elas sempre são retratadas por características físicas ou pelas casas onde moram.
A Vila dos Gatos possui uma escrita poética, bem diferente da linguagem que estamos acostumados, além de proporcionar uma perspectiva extraordinária do mundo através dos olhos dos felinos, tornando-a em uma leitura formidável!
Gostou da resenha? Continue acompanhando o blog para mais descobertas e resenhas incríveis em 2024!
Nenhum comentário:
Postar um comentário