quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Resenha: O Caderninho de Desafios de Dash & Lily

Olá flores do meu jardim! Tudo bem? Espero que sim!

Hoje, vim compartilhar com vocês a resenha do livro O Caderninho de Desafios de Dash & Lily, escrito em parceria pelos autores David Levithan e Rachel Cohn. Publicado em 2016 no Brasil pela editora Galera Record, esta obra contém 256 páginas.

O enredo se passa na cidade de Nova Iorque, na véspera de Natal, e conta a história de dois adolescentes. Logo de cara conhecemos Dash, um rapaz meio solitário, inteligente, sarcástico, um leitor voraz, ele odeia o natal e tudo relacionado a essa data festiva. Como seus pais são separados, ele disse para o pai que ia passar o feriado com a mãe e, para a mãe, disse que ia passar o feriado com o pai, ambos saem de viagem e Dash acaba garantindo assim um natal completamente sozinho e em paz.

Já Lily é uma garota sensível, tímida, mas muito alto-astral, prestativa e possui um estilo próprio, ela é superprotegida pela família e não possui muitos amigos, já que é considerada estranha pelas outras meninas. Ela ama o natal e tudo o que estiver relacionado a esta época tão festiva, principalmente quando ela está com toda sua família reunida. Contudo, esse ano vai ser diferente, seus pais decidiram viajar para Fiji em uma segunda lua de mel para comemorar o aniversário de casamento que não a incluía, o avô foi visitar a namorada na Flórida, e seu irmão mais velho, Langston, só quer ficar junto de seu novo namorado, em vez de lhe fazer companhia.

Com o objetivo de arrumar um namorado para Lily, o irmão a ajuda a criar um caderninho recheado de desafios e o deixa nas prateleiras da Strand, uma livraria de Monhatam. E é Dash que encontra esse caderninho, em meio a seus livros preferidos, e é claro que o garoto imediatamente aceita o desafio. 

Os capítulos são narrados em primeira pessoa, alternados entre os pontos de vista de Dash e Lily. A comunicação dos dois protagonistas se resume inicialmente apenas a esse caderninho que com a ajuda dos personagens secundários, vão deixando o caderninho em pontos diferentes da cidade, e que renderá em muitas cenas divertidas e cenários diferentes, e assim eles vão conhecendo um pouquinho mais um ao outro.

Uma coisa que me irritou um pouco, confesso, foi o fato de que Lily era tratada como criança pelos seus familiares super protetores, embora eu também reconheça que o modo como ela se comportava no início da história não ajudava muito, mas para a minha felicidade ao longo da trama, a garota começa a amadurecer, o caderninho a ajuda a ter coragem para viver suas próprias aventuras, sua própria vida sem ficar dependendo o tempo todo das pessoas a sua volta.

Tirando isso, eu achei o livro maravilhoso, tanto os personagens principais quanto os secundários são cativantes, e adorei a ideia dos autores de criar o caderninho vermelho de desafios, nunca tinha visto nada parecido antes. Ah, e uma coisa que talvez a maioria das pessoas não saibam (pelo menos eu não sabia até começar ler o livro), O Caderninho de Desafios de Dash & Lily é na verdade o primeiro livro de uma trilogia, que infelizmente ainda não teve a sua continuação trazida para o Brasil, mas para quem não gosta de séries, não se preocupa que isso não compromete o final do primeiro livro.

Mas eu sou o tipo de pessoa que gosta de saber que destino o autor dá aos seus personagens, não importa se seja bom ou ruim, por isso estou torcendo para que a editora traduza a continuação, para que eu possa matar a minha curiosidade ao que acontece no relacionamento dos protagonistas no futuro. 

E para fechar essa resenha com chave de ouro, recentemente a Netflix lançou uma série inspirada nesse primeiro livro e confesso que estou bem curiosa para assistir, espero que essa adaptação seja tão boa quanto o livro!

Espero que tenham gostado! Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário