E se tudo o que você sempre acreditou sobre criatividade estivesse errado? 'Roube como um Artista', do autor norte-americano Austin Kleon, desconstrói a ideia de originalidade e nos convida a enxergar a criatividade como um processo de aprendizado e inspiração contínua.
Publicado aqui no Brasil pela Editora Rocco em 2013, com 160 páginas, o título pode parecer estranho à primeira vista, mas não se preocupe, pois não se trata de um livro que ensina realmente a roubar, mas de um guia repleto de dicas valiosas para quem deseja explorar sua criatividade de forma prática e autêntica.
Dividido em dez capítulos, a obra apresenta estratégias de como buscar inspiração no trabalho de quem você admira da forma certa, e a descobrir seu próprio estilo e ferramentas para desenvolver o seu trabalho. E apesar de ser um livro que fala sobre criatividade, ele não é apenas para artistas, ele serve para todas as pessoas, pode ser aplicadas em qualquer área da vida e em qualquer profissão.
No livro, o autor fala coisas tão simples e que na maioria das vezes já sabemos, mas que com o passar do tempo podemos acabar nos esquecendo: nenhuma ideia surge do nada, toda obra de arte é uma releitura de algo que já existe, pois nos dias de hoje é muito difícil criar algo realmente novo ou totalmente original. Mas isso não significa que você tem que deixar de ser criativo, muito pelo contrário. Ele nos mostra que todo artista tem seus ídolos, pessoas que se inspiram, e que a partir de diversas referências eles acabam criando um trabalho novo e com o toque de seu próprio estilo a tornando única.
Esse é um livro que conversa com o leitor, o autor incentiva a criar o livro que você gostaria de ler, a música que gostaria de escutar, os produtos que você gostaria de usar ou qualquer outra coisa que você gostaria de ver ou ter; ele fala para utilizarmos mais as mãos para criar e sair um pouco do mundo digital; a fazer projetos paralelos; a anotar todas as suas ideias e não descartar nenhum de seus hobby's.
O autor fala em relação de como expor seu trabalho para o mundo, como se conectar com as pessoas que possuem os mesmos interesses que você, fazer amigos, sair de casa e também criar o seu próprio mundo e aproveitar o isolamento. E vários outros conselhos que ajudará o leitor a "roubar como um artista" e não como um plagiador.
É realmente um livro muito legal, recheado de ilustrações e diversas frases curtas que nos faz refletir e nos inspirar, o que acaba tornando a leitura bem leve e fluida.
Espero que tenham gostado, até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário