sábado, 30 de janeiro de 2021

Quem mexeu no meu queijo?, de Spencer Johnson

Olá meus queridos! Para hoje trago a resenha do livro "Quem mexeu no meu Queijo?", escrito pelo autor estadunidense Spencer Johnson. Publicado no Brasil pela Editora Record em 2004, esta obra contém 107 páginas.

O livro começa com uma reunião de antigos colegas de turma que se reuniram para conversar sobre as mudanças que ocorreram em suas vidas, e durante essa conversa um deles começa a contar uma história que ouviu certa vez, que o ajudou e com certeza ajudaria muito seus colegas, chamada "Quem mexeu no meu queijo?"

Em um país muito distante havia dois ratinhos (chamados Sniff e Scurry) e dois duendes (chamados Hem e Haw), que todos os dias corriam em um labirinto a procura do queijo. O Queijo é uma metáfora para aquilo que queremos ter em qualquer área da vida.

Um dia cada um usando o seu próprio método, tanto os ratinhos como os duendes encontram um lugar onde ficava o queijo. Os ratinhos, todos os dias corriam pelo labirinto e quando chegavam no local comiam um pouco do estoque, mas sempre com os seus tênis de corrida próximo para que fosse fácil calçá-los rapidamente caso fosse necessário. Já os duendes construíram uma casa perto do lugar onde sempre tinha queijo, se tornando assim cada dia mais acomodados e confiantes de que sempre haveria queijo naquele lugar, mas conforme o tempo foi passando eles não perceberam os pequenos sinais e um dia foram surpreendidos pelo fato de que o queijo havia acabado.  

Enquanto os ratinhos se foram para encontrar mais queijo, os outros dois personagens ficaram presos em sua zona de conforto, apenas se lamentando. Demora dias para que Haw se dar conta de que precisaria abandonar o seu medo do desconhecido e ir a procura do Queijo, já o seu amigo resiste a mudança e fica para trás. 

Essa é uma parábola que revela verdades profundas sobre mudanças. Uma leitura agradável, com uma escrita simples o que torna de fácil entendimento e trás consigo diversas reflexões. Espero que tenham gostado, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário