sábado, 19 de março de 2022

O Livro das Princesas (Várias Autoras)


O Livro das Princesas é um projeto da editora Galera Record que faz uma releitura contemporânea e fofa de quatro contos de fadas (A Bela e a Fera, Cinderela, A Bela Adormecida e Rapunzel). Publicado em 2013 e contendo 228 páginas, o livro foi escrito em parceria de quatro autoras (duas americanas e duas nacionais) de grande sucesso entre o público jovem: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza.

Como amo histórias com princesas, principalmente releituras, fiquei empolgada para ler, ainda mais por causa da participação de Meg Cabot! 


A Modelo e o Monstro, de Meg Cabot é o primeiro conto do livro e traz a releitura da história de A Bela e a Fera.


Belle Morris é uma modelo famosa de 18 anos, que está em uma viagem no cruzeiro “Enchantment of the Sea”, com seu pai, sua madrasta e sua meia-irmã Penny. 

Belle é uma garota que começou a trabalhar como modelo apenas para ajudar a pagar as contas médicas de sua falecida mãe, mas ela não gosta de ser modelo, pois pensa que as pessoas só gostam dela por sua aparência.

Logo no primeiro instante que adentrou o navio, Belle avista a silhueta de um rapaz que estava hospedado em uma cabine lá no alto, onde ficava as suítes presidenciais, então Belle apelida ele de “Sombrio Misterioso”.

Mais tarde, Belle é assediada por um rapaz bêbado, ele faz um movimento brusco que a faz bater a cabeça e antes de desmaiar ela consegue ver que é salva por “seu garoto sombrio”. Quando ela acorda percebe que está na suíte de seu salvador, que se chama Adam, e enquanto conversam, ela percebe que o mesmo sempre tenta se esconder entre as sombras, mas quando ela tem um vislumbre de seu rosto cheio de cicatrizes, ela fica assustada. 

Apesar de ter achado que Meg Cabot deixou o conto um pouco corrido, foi muito interessante a explicação que a autora deu para Adam ter se tornado “a Fera” nos dias atuais. 



O segundo conto é nacional, escrito por Paula Pimenta, intitulado como Princesa Pop a história foi inspirada no conto da Cinderela


Nele, conhecemos Cíntia Dorella, uma garota que está terminando o ensino médio e trabalha “escondido” como DJ nas horas vagas. Ela ganhou o nome de DJ Cinderela, após o interlocutor de uma das festas que ela estava tocando, já bêbado, ter entendido seu nome como DJ Cinderela.

A protagonista mora na casa de sua tia, já que sua mãe é arqueóloga e atualmente está morando no Japão, e por ter um relacionamento difícil com seu pai, que está casado com a mulher que era sua amante quando ainda estava casado com a mãe da garota.

Para conseguir um favor de seu pai, Cíntia precisa ir para a festa de 15 anos das filhas de sua madrasta, só que essa festa vai acontecer bem no dia em que ela vai trabalhar, que coincidentemente é a mesma festa. Seu problema agora será tocar nessa festa sem ser reconhecida.

No dia da festa, ela conhece um garoto legal chamado Frederico, mas como se tratava de um baile de máscaras, ela não sabia que aquele garoto que ela estava conversando era o famoso Fredy Prince, um cantor que ela odiava.

Depois do baile, tem toda a saga de encontrar a dona do sapatinho de cristal, que nesse caso é um All Star customizado, o papel da fada madrinha é dividido entre a mãe e a tia de Cíntia, e a madrasta continua detestável como no conto original.

Confesso que no início eu achei a personagem um pouco irritante por ter pegado aquele trauma do relacionamento dos pais e trazer isso para a vida dela, achando que todos os relacionamentos são assim, mas no geral, eu gostei em como tudo foi pensado nos mínimos detalhes pela autora.

Esse conto “Princesa Pop” deu origem ao livro “Cinderela Pop”, que ganhou uma adaptação para o cinema, inclusive estou bem curiosa para assistir!



Eclipse do Unicórnio é o título de Lauren Kate inspirado no conto de A Bela Adormecida. O conto é narrado intercalando os capítulos entre os momentos atuais – pelo ponto de vista de Percy – com momentos passados em que conhecemos a história de Talia. 


Percy é um garoto que teve um término de relacionamento recente e está desanimado com a sua viagem a Paris – que o casal tinha planejado ir juntos –, mas como a passagem tinha sido cara, ele decide ir mesmo assim. 

Do outro lado, conhecemos a princesa Talia do reino de Loila e acompanhamos sua história desde o momento de seu nascimento. Talia estava sendo apresentada aos súditos e recebendo as bênçãos dos anjos, quando o batizado é interrompido por um anjo “amargurado” que lançou uma maldição muito pesada para a recém-nascida, mas o anjo do amor que ainda não tinha dado a sua benção, reduz a maldição para que ela apenas adormecesse, assim como na história da Bela Adormecida.

No tempo atual, Percy está com o seu grupo de francês visitando o castelo de Loila, mas achando muito chato ficar seguindo o guia turístico, ele decide se afastar do grupo. Ele entrou na floresta que começou a parecer mágica de repente e que o atraía cada vez mais para perto do castelo. Lá no celeiro ele encontra um unicórnio, que o leva até onde está Talia, a princesa adormecida. 

Embora eu tenha gostado da ideia de misturar fantasia com contemporâneo, acho que o conto não entrou na proposta do livro, que era trazer a história para a realidade do mundo moderno. 



Já o último conto também é nacional, Do alto da torre, traz a releitura da história da Rapunzel, criada pela Patrícia Barboza


Nesse conto conhecemos Camila Soares, uma garota de 14 anos, que morava com Laura, sua madrinha super protetora em um prédio que ela chamava de torre. Ela morava com Laura, pois seus pais haviam falecido em um acidente de carro e no testamento estava claro que a madrinha devia criar a garota. 

Quando ela era mais nova, teve um problema grave de saúde e sua madrinha fez uma promessa de que Camila só cortaria o cabelo quando fizesse 15 anos. Por esse motivo ela tinha cabelos muito longos – que ela não gostava – e recebera o apelido de Rapunzel.

Camila sonha em ser cantora, e com a ajuda do amigo Pedro, grava vídeos para o seu canal no YouTube onde ela usa o pseudônimo de Mila Tower. Seus vídeos fazem o maior sucesso na escola e claro que ninguém imagina sobre esse seu segredo.

Sua história começa exatamente nos dias que antecedem seu aniversário e se desenrola contando o dia a dia de Camila, o choque que ela recebe ao notar que o “seu príncipe” não era quem ela imaginava, mas sim o rapaz que sempre esteve do seu lado a apoiando e que sem perceber, ela também tinha sentimentos. 

A palavra que resume esse conto é “clichê”, tanto que ela é muito utilizada pela amiga da protagonista, mas é praticamente impossível não gostar dessa história, pois ela é muito encantadora e emocionante. Foi muito legal ver Camila podendo revelar o seu segredo e principalmente, ver o fim que tiveram suas madeixas.



A edição do livro é muito linda - na minha opinião -, a capa é muito fofa e cheia de elementos que estão presentes nos contos, o livro também possui ilustrações na abertura de cada um dos quatro contos que representa bem a história que vamos ler.

É uma leitura agradável, rápida e envolvente. Perfeito para os eternos apaixonados por contos de fadas e para quem ainda não conhece o trabalho dessas quatro escritoras 😄

Nenhum comentário:

Postar um comentário