quarta-feira, 2 de março de 2022

Uma Longa Jornada, de Nicholas Sparks

Romance escrito por Nicholas Sparks, Uma Longa Jornada que contém 288 páginas, foi publicado em 2014 pela editora Arqueiro. O livro relata duas histórias paralelas, tendo como referência dois casais, Ira Levinson e Ruth, Sophia Danko e Luke Collins. As histórias de ambos os casais são contadas de forma alternadas e subdividas sob o olhar dos personagens.

O enredo se inicia com a narração de um acidente de carro que Ira aos 91 anos e muito doente, acabara de sofrer. Muito ferido, enquanto esperava por socorro, Ira que se encontrava viúvo há nove anos, começa a ter visões de sua falecida esposa, mesmo sabendo que se tratava de alucinações, ele dá asas à imaginação. Sofrendo com sede e os ferimentos que cada vez mais pioravam, as recordações eram seu melhor remédio. A imagem de sua amada lhe encorajava a manter a esperança, a permanecer-se acordado e obter forças para resistir até o momento que o mesmo fosse encontrado.

Assim, ele começa recordar momentos marcantes de sua vida com Ruth desde que se conheceram, como o primeiro encontro, o noivado, a guerra que os afastara e os traumas deixado por ela, as sequelas de uma doença que Ira sofrera e que os fez duvidarem que pudessem ter um futuro feliz juntos, mas que o imensurável amor que existia entre ambos os fez superar, pois logo veio o casamento, seguido de uma viagem de lua de mel um tanto quanto inusitada, pois a mesma se seguiu com acontecimentos atípicos pra tal ocasião. A descoberta do amor pela arte que criara um novo modo de vida para ambos, inclusive após a morte de Ruth, a arte continuou mantendo papel importante para que Ira continuasse sua vida sozinho, apenas com as lembranças de sua eterna amada.

"Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chamada vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa." 

Enquanto Ira relembra suas lembranças, em outro lugar, outra história acontece...

Sophia, uma jovem estudante de História da Arte que acabara de sair de um relacionamento conturbado com Brian, ainda lutava para se livrar das investidas insistentes do ex-namorado que não se conformava com o fim do namoro. A fim de ajudá-la esquecer os dissabores que ainda a atormentavam, sua melhor amiga Marcia, convenceu-a ir a uma festa de rodeio. Se sentindo deslocada, Sofia procurou se afastar da multidão pra tomar ar, quando de repente deu de cara com o ex que visivelmente embriagado começou a agir de forma grosseira com a mesma, foi quando Luke, o cowboy que acabara de vencer o rodeio, interveio para defender Sophia.

Após a desagradável cena, Luke e Sophia passaram a se conhecer melhor e os dias que se sucederam foram bastante agradáveis. Apesar dos mundos opostos de cada um, a mocinha da cidade e o rapaz do campo, descobririam logo quão grande era o prazer de estarem juntos e muitos foram os telefonemas, encontros e passeios, até o dia em que enfim, assumiram o verdadeiro sentimento que os unia.

Tudo parecia bem, a não ser pelo mistério que Luke escondia de Sophia. Luke ajudava a mãe na fazenda e participava de competições de rodeiro, dos quais ele sempre se destacara. Mas ainda assim, Luke carregava um tormento dentro de si que Sophia não conseguia entender o porquê de tanto mistério e não se conformava com a ideia de Luke não confiar nela.

Nesse ponto, o amor desse jovem casal era posto à prova. Além disso, construir um futuro juntos era incerto, pois Sophia tinha o sonho de trabalhar em Museus depois de sua formatura o que poderia afastá-los e Luke que enfrentava dificuldades em relação às finanças da fazenda e tinha grande preocupação com o bem estar da mãe, a não ser que acontecesse um milagre, não tinha ideia de como seria sua vida futuramente.

"Uma coisa é declarar seu amor por alguém, outra muito diferente é aceitar que amar essa pessoa exige que você sacrifique os próprios sonhos." 

O desenrolar da jornada das duas histórias se dera de forma emocionante, pois Ira que ainda tinha uma última missão a cumprir, antes que pudesse enfim partir em paz rumo à felicidade eterna junto de sua amada, lutara como pode pela vida. Já o jovem casal, ainda que enfrentassem suas apreensões quanto ao futuro, deixaram o amor prevalecer e entregaram ao tempo a missão de encaixar as coisas em seu devido lugar.

"Se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você."

O discorrer das histórias ocorrem de forma distintas, mas ambas a seu modo falam sobre o amor, de como esse sentimento tem o poder de mudar a vida de dois corações apaixonados e de como é possível superar qualquer obstáculo quando o mesmo é verdadeiro. Ademais, o modo como as histórias se conectam e a vida dos três personagens se cruzam foi incrivelmente elaborado, surpreendente. Gostei muito do desfecho!  

Esse foi meu primeiro contato com uma obra escrita do autor Nicholas Sparks e gostei muito! Com uma escrita simples mas cativante, a leitura transcorre de forma fluida e super agradável. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário