quarta-feira, 20 de abril de 2022

Ei! Tem Alguém aí?, Jostein Gaarder


Olá flores do meu jardim! 

A resenha de hoje é sobre o livro “Ei! Tem Alguém aí?” do escritor e filósofo norueguês Jostein Gaarder, publicado em 1997 pela editora Companhia das Letrinhas. 

Esse é um livro bem curtinho, de 128 páginas, narrado por Joakim, um adulto que por meio de uma carta direcionada a uma criança, está contando sobre quando ele tinha 8 anos e que naquela época ele estava aguardando ansiosamente o nascimento de seu futuro irmãozinho ou irmãzinha, imaginando sobre todas as coisas que ele teria que ensinar a essa criança. 


Em uma noite, a mãe de Joakim entra em trabalho de parto, então os pais dele vão ao hospital e o garoto fica sozinho em casa, enquanto espera que sua tia chegue para ficar com ele. 

Nesses minutos em que Joakim fica sozinho, ele vê através da janela de seu quarto alguma coisa parecida com uma estrela cadente cair em direção do jardim. Quando ele vai lá, ele encontra um menino pendurado na árvore, é nesse momento que Joakim conhece um extraterrestre chamado Mika. 

No decorrer das páginas, nós vemos a interação dessas duas crianças que passam 1 dia inteiro conversando, onde cada um tenta explicar um pouco o que sabem sobre o seu mundo de origem, contam sobre a diferença de sua espécie, mas também percebem suas semelhanças, pensam nas possibilidades da existência da vida, os princípios da evolução e a extinção dos dinossauros. 


Com uma escrita fluída, o livro trata sobre assuntos interessantes, profundos e filosóficos de uma forma bem simples, cativante e de fácil compreensão. Apesar de ser destinado para o público infantil, ele também é perfeito para pessoas de todas as idades, pois além de ser bem educativo, nos faz refletir sobre coisas que nunca paramos pra analisar, como por exemplo, a origem de tudo que conhecemos. 

Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário