sábado, 30 de julho de 2022

Dorama: Fight for My Way (2017)


Aproveitando que o dia 30 de Julho é considerado o Dia Internacional da Amizade, resolvi postar a resenha sobre Fight for My Way, um drama que fala sobre sonhos, lutas diárias, amor, amizade, companheirismo e cumplicidade. Assisti recentemente durante as férias e se tornou um dos meus favoritos. 💕

Fight for My Way (Lutando pelo Meu Caminho), é um k-drama, do gênero romance, drama e comédia. Exibido pela KBS2 em 2017, o drama possui 16 episódios de 60 minutos.

A trama gira em torno de quatro amigos que cresceram juntos e vivem no mesmo conjunto de apartamentos, Ko Dong Man, Choi Ae Ra, Baek Seol Hee e Kim Joo Man e foca no cotidiano desses personagens, seus sonhos e a união desses amigos, que estão sempre juntos, um apoiando o outro.


Como acontece com a grande maioria das pessoas, eles idealizavam ter uma carreira de sucesso, mas ao chegar na vida adulta, precisaram abandonar seus sonhos e acabaram em empregos bem normais para ganhar o “pão de cada dia”.

Isso torna a história bem diferente da maioria dos doramas, aqui não temos herdeiros chaebols (termo coreano para herdeiros de conglomerados), pessoas com vidas luxuosas ou que já trabalham com aquilo que ama. O drama retrata a vida de pessoas comuns e como o próprio título já diz - Fight for My Way (Lutando Pelo Meu Caminho) -, os personagens estão lutando para encontrar seu lugar no mundo e correndo atrás daquilo que desejam. Seu enredo é bem realista e possibilita que o público se identifique com os personagens e torça por eles.



Ko Dong Man (Park Seo Joon) era um lutador de taekwondo famoso na escola, mas por motivos pessoais, desistiu do esporte e, agora, ganha a vida trabalhando em uma empresa de dedetização. Inicialmente há um grande mistério em volta do fato que o fez abandonar sua carreira no esporte, somente aos poucos que vamos descobrindo o que realmente aconteceu, mas fica claro que é algo que o marcou profundamente e que envolve a sua irmã, que era uma criança doente.


Choi Ae Ra (Kim Ji Won) foi criada apenas pelo pai, que fez todo o possível para cuidar da filha sem que ela sentisse falta da mãe. A jovem sonhava em se tornar uma âncora de jornal ou trabalhar com qualquer outra coisa que envolva um microfone, mas por questões financeiras, a vida a levou a trabalhar no balcão de informações de uma loja de departamentos, mas ela tem esperança de ser transferida para trabalhar fazendo anúncios.


Baek Seol Hee (Song Ha Yoon) sempre teve o sonho de se tornar mãe, ser uma boa esposa e dona de casa, mas ao chegar na vida adulta, arrumou um trabalho em um call center realizando vendas e namora Joo Man.


Kim Joo Man (Ahn Jae Hong) não possuía um sonho específico na adolescência, mas atualmente trabalha na mesma empresa de vendas Seol Hee e está esperando ser promovido para ganhar um salário maior e assim, poder se casar com Seol Hee.



Ao longo dos episódios, acompanhamos o cotidiano do "Quarteto Fantástico Idiota" – nome como eles chamam o grupo – e as situações que os levará a despertar novamente seus sonhos.


Através de Ae Ra, podemos ver com clareza a dificuldade para conquistar um lugar no mercado de trabalho quando você não tem dinheiro, oportunidades e conexões. Durante as diversas seleções de entrevista de emprego que participa, ela sofre muito preconceito, pois não basta apenas ter talento, o que chama atenção das empresas é um bom currículo e a aparência.

Ao ver a determinação da Ae Ra para realizar o sonho dela, Dong Man se sente incentivado a voltar a lutar, mas dessa vez, pretende ser um sucesso no mundo do MMA com o objetivo de ganhar muito dinheiro para ajudar aqueles que estão a sua volta e ao mesmo tempo, ter uma revanche com o seu rival.


Ae Ra e Dong Man são amigos desde a infância e apesar de viverem se implicando, estão sempre dispostos a tomar a dor um do outro e brigar com quem for preciso para se defenderem. Logo no começo da história, podemos perceber que essa antiga amizade está lentamente se transformando em amor. Na verdade, Ae Ra é apaixonada por Dong Man a muitos anos, mas por ele ter um relacionamento complicado com sua ex-namorada e por medo de estragar a amizade entre eles, Ae Ra acabou deixando esses sentimentos de lado.

Ao longo da história, Dong Man começa perceber aos poucos, que possui sentimentos mais profundos por sua amiga. É aí que passamos a torcer para que eles fiquem juntos, é muito bonito acompanhar o amadurecimento de seus sentimentos e a sinceridade para expressarem o que estavam pensando e o que sentiam, o romance é construído de forma natural, fofa e encantadora.


Já o casal secundário, Baek Seol Hee e Kim Joo Man são namorados há mais de seis anos, eles ainda não se casaram por dificuldades financeiras e por Joo Man ainda não ter sido promovido. Eles são um típico casal que após muitos anos de convivência, deixam o relacionamento cair na rotina. Ambos trabalhavam na mesma empresa, mas mantinham o romance escondido, o que acaba gerando algumas situações desagradáveis que desestabiliza a relação e coloca o amor de Joo Man à prova.

Joo Man é o melhor amigo de Dong Man desde a escola e sempre o está acompanhando em suas maluquices e foi através dele que conheceu Seol Hee. Apesar de ser um ótimo amigo, como namorado Joo Man era um banana, via as coisas acontecendo a sua volta, mas não fazia absolutamente nada para mudá-las, levava tudo com muita passividade, deixou muitas situações que poderiam ser resolvidas facilmente virar uma grande bola de neve. Ele vivia falando que reconhecia o esforço de sua namorada para ajudá-lo, mas parecia que não dava tanta importância assim e é aquele ditado: só dá valor quando perde! Passei muita raiva com esse personagem, na minha opinião, ele não merecia a namorada que tinha, mas reconheço que ele foi de suma importância para o crescimento da Seol Hee.


Baek Seol Hee é melhor amiga de Ae Ra e desde a infância, cuida dela como uma mãe, apesar de terem a mesma idade. Ela é a mãezona do grupo e está sempre disposta a ajudar e apoiar os seus amigos. Seol Hee dava tudo de si para seu namorado crescer profissionalmente, aliás, sua vida gira em torno desse homem que ela tanto ama. Ela é tímida, submissa e pode parecer meio apagadinha no começo, mas ela é muito preciosa, fiquei com vontade de guardar ela num potinho.

Mesmo com toda sua doçura e gentileza, após aguentar muitas coisas calada, Seol Hee mostrou ter força no momento em que mais precisava, manteve sua opinião quando necessário, passou a cuidar de si mesma e se tornou uma mulher mais confiante. Quando apareceu a oportunidade de ganhar dinheiro com aquilo que ela fazia bem, ela aceitou de muito bom grado e mostrou que podia se virar sozinha.


Além dos personagens principais, os personagens coadjuvantes também são muito importantes para o desenvolvimento da história.


Hwang Jang Ho é o treinador do Dong Man, e desde quando seu atleta desistiu da sua carreira de lutador, está sempre atrás dele tentando convencê-lo voltar a lutar. O bromance entre esses dois rendeu cenas engraçadíssimas.


Também temos a presença de uma mulher misteriosa, chamada Hwang Bok Hee, que se tornou a senhoria da vila onde os protagonistas moram. Ela fazia as coisas mais estranhas do mundo, aparentava ser uma mulher muito rica e influente, mas do nada aparecia fazendo serviços de um faz-tudo na intenção de reformar a vila. Essa ahjumma parecia gostar de irritar seus moradores e dar sustos neles, principalmente Ae Ra e Dong Man, o curioso era que sempre se envolvia em todos os assuntos que diziam respeito a esses dois para ajudá-los, o que torna esse mistério ainda mais interessante. Inclusive shippei muito ela com o treinador, eles dariam um casalzão.


Park Hye-Ran é famosa por ser apresentadora e após se divorciar de um homem muito rico, ela vai à procura de Dong Man, seu ex-namorado como sempre fazia no passado, quando terminava algum relacionamento. Os dois possuíam um relacionamento complicado e eram aquele tipo de casal “vai e vem”. Além disso, Park Hye-Ran está constantemente atrapalhando Ae Ra nas entrevistas de emprego.


Kim Tak Soo, é um lutador de MMA que guarda um segredo do passado com o Dong Man e faz de tudo para que ele não volte aos ringues, pois morre de medo de enfrentá-lo novamente e perder a luta.


Jang Ye Jin é uma novata que surge na empresa em que Joo Man e Seol Hee trabalham, e como pensa que ele é solteiro, acaba se apaixonando por ele. Passei muita raiva com ela, pois mesmo após descobrir que Joo Man já estava comprometido com a mulher que ela dizia ser amiga, ela se mostrou ser uma grande “talarica cor de rosa”, ela faz de tudo para destruir o namoro dos dois, sendo fofa e boazinha e ainda faz questão que Seol Hee fique sabendo de sua intenção.



Apesar de tratar temas densos, Fight for My Way é uma história simples, leve, divertida, apaixonante, envolvente e ao mesmo tempo, encorajadora e repleta de mensagens importantes. Nos motiva a continuar seguindo em frente, lutar por nossos sonhos e objetivos, sem desistir diante dos obstáculos, pois sempre é tempo para correr atrás de nossos sonhos.

Gostei que o drama citou profissões bem diferentes, que não costumam aparecer nos doramas, como é o caso dos blogueiros, de lutadores de MMA e locutores de UFC.

Quanto à Trilha Sonora, não é nada marcante, mas é bem agradável e combina bastante com o clima da história. Além de algumas músicas fofinhas e românticas, tem também algumas que tocam em cenas divertidíssimas (que por sinal são as minhas favoritas). Algumas OST's que compõe o drama: Dumbhead (Arie Band), Good Morning (Kassy), Ambiguous (BTOB), HerCheck (SuperKidd), Night Is Gone Again (Ryu Ji-hyun), I Miss You (Cha Yeoul). Uma curiosidade é que sempre que DongMan vai lutar toca "Fire" do BTS e dava toda emoção a cena.


Se você assistiu a Fight for My Way, deixe sua opinião nos comentários. Mas se ainda não assistiu e se interessou pela história, tenho certeza que não vai se arrepender!

Fight for My Way está disponível online no Viki e gratuitamente no Kingdom Fansubs.

Espero que tenham gostado e até a próxima! ✨

Nenhum comentário:

Postar um comentário