sábado, 24 de setembro de 2022

O Monge e o Executivo, de James C. Hunter


A resenha de hoje é sobre o livro “O Monge e o Executivo”, escrito pelo autor estadunidense James C. Hunter. Lançado em 1998, nos Estados Unidos, o livro foi publicado no Brasil em 2004 pela Editora Sextante e contém 144 páginas.

Jhon Daily é uma pessoa que tem uma vida aparentemente perfeita, é casado, tem dois filhos e é gerente-geral em uma empresa. Mas na verdade nada disso está indo bem, ele está com problemas tanto no trabalho quanto na família.

Aconselhado por sua esposa, Rachel, ele vai buscar ajuda com o pastor de sua igreja, que sugere que Jhon vá participar durante uma semana de um retiro espiritual num mosteiro para que ele possa organizar seus pensamentos e consequentemente sua vida.


E assim Jhon vai para o mosteiro que fica perto do lago Michigan, lá está Leonard Hoffman, um grande empresário renomado que abandonou tudo para se tornar um monge e agora compartilha com as pessoas que vão fazer o retiro, suas experiências profissionais.

Jhon fica um pouco atordoado ao descobrir que esse empresário agora atende pelo nome de Simeão, pensando se tudo isso era uma grande coincidência, pois desde pequeno o nome “Simeão” aparece em sua vida e em seus sonhos, é como se estivesse destinado a encontrá-lo.


Sendo assim, um grupo de participantes do retiro se reúnem para receber as aulas de Simeão: Lee, o pregador, Greg, um sargento do exército, Tereza, diretora de escola, Chris, treinadora de basquete e Kim, uma enfeira-chefe.

O livro é divido em 7 capítulos, que representa os 7 dias que Jhon passa no retiro. A história se passa através dos diálogos entre os personagens durante as aulas e assim eles vão aprendendo sobre liderança e como melhorar seu relacionamento na empresa, mas essas lições também podem ser aplicadas em outras áreas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário