quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Dorama: Romance Is a Bonus Book (2019)


Romance Is a Bonus Book é um drama sul-coreano de comédia romântica lançado pela tvN em 2019 e distribuído pela Netflix no mesmo ano. Dirigido por Lee Jung-Hyo e roteirizado por Jung Hyun Jung, a história conta com 16 episódios de aproximadamente uma hora.


O drama nos apresenta Kang Dan-Yi, uma mulher formada em publicidade que no passado, costumava ser uma profissional de sucesso, mas que após se casar, abdicou de sua carreira para se dedicar totalmente à vida de dona de casa. Passaram-se 7 anos e atualmente Dan-Yi é uma mulher recém-divorciada que perdeu a casa onde morava, precisa sustentar a filha sozinha, está sem dinheiro, desempregada e com muitas contas a pagar.

Apesar de Dan-Yi ter um currículo admirável, ela sempre é tida como velha e desatualizada por ter passado tanto tempo fora do mercado de trabalho. Enquanto vai a diversas entrevistas de emprego, Dan-Yi faz vários bicos e trabalha secretamente como a empregada de seu melhor amigo enquanto finge ter contratado alguém para fazer a faxina para ele e usa sua casa para poder ter onde comer e tomar banho.


Do outro lado, somos apresentados a Cha Eun-Ho, um professor de literatura, escritor de sucesso e editor-chefe mais jovem da editora Gyeoroo, da qual ele também é fundador e sócio, e é claro, o melhor amigo de Dan-Yi. Por ser um dos fundadores da Gyeoroo, ele e o presidente da editora escondem um segredo a respeito de um famoso escritor que antes de desaparecer misteriosamente deixou uma carta declarando publicamente que estava se aposentando e que todos os seus direitos autorais ficariam para a editora.


Os dois protagonistas se conheceram na infância, quando Dan-Yi salvou Eun-Ho de ser atropelado e acabou sendo atingida no lugar dele, por causa disso, ela ficou hospitalizada por muito tempo e ao se sentir culpado, Eun-Ho começou a visitá-la todos os dias no hospital. Assim, Dan-Yi força o menino a fazer favores para ela, como trazer lanches e livros para ler. É assim que a amizade dessas duas crianças nasce e que o lado leitor de Eun-Ho começa a ser despertado.

Logo no início do drama, descobrimos que Eun-Ho nutre sentimentos amorosos por Dan-Yi desde a adolescência, mas, o medo de se confessar fazia com que ele a amasse em silêncio. Já a Dan-Yi nunca percebeu esse sentimento, pois ela apenas o via como um irmão mais novo.

"A lua é linda!"

Apesar da amizade de longa data, Dan-Yi nunca contou ao amigo sobre os problemas que estava passando, então ele não fazia a menor ideia do que estava acontecendo, mas começa a se preocupar quando ela aparece em sua editora para participar de uma seleção de entrevista de emprego candidatando-se para uma vaga temporária como assistente geral da editora, além de mentir em seu currículo dizendo que não tinha ensino superior, nem experiência.

A princípio Eun-Ho fica muito chateado por sua amiga ter escondido dele toda a situação que estava passando e por ela ter resolvido concorrer uma vaga que não condizia com sua formação, porém, ele fica comovido e a convida para morar com ele, até Dan-Yi se estabilizar e conseguir um lugar para ela. 


A Gyeoroo é um lugar muito divertido e para Dan-Yi que sempre amou livros, estar trabalhando naquele ambiente era maravilhoso, além dela se sentir feliz em fazer novas amizades e finalmente se sentir útil. No campo amoroso, Dan-Yi demora enxergar que o homem ao seu lado está apaixonadíssimo por ela, mas isso serve para que nós telespectadores possamos acompanhar as transformações que estavam ocorrendo em seus sentimentos.

Em muitos momentos fiquei com muita dó da protagonista, pois ela passa por muitas dificuldades durante a trama, parecia que a maré de sorte nunca chegaria para ela, mas foi muito bonito ver que apesar de tudo, ela não deixava se abater e seguia firme e forte.

Eu sei que o drama não tinha como objetivo falar sobre a filha de Dan-Yi, mas senti falta de  não terem mostrado mais a relação dela com a filha. Apesar de ter ficado claro que a menina estava morando no exterior e que Dan-Yi fazia de tudo para pagar a mensalidade da escola, achei muito estranho a ausência dela na história. Confesso que fiquei esperando que a menina pelo menos aparecesse no final para visitar a mãe e que interagisse com o novo namorado dela, mas não teve nada disso.


Romance Is a Bonus Book é um dorama calmo, delicioso, envolvente e apaixonante. Eu geralmente gosto de maratonar doramas, pois sempre fico ansiosa pra saber o que vai acontecer, mas com esse dorama foi diferente, ele tem uma vibe tão gostosinha, é tão relaxante que preferi assistir sem pressa e aproveitar cada minuto.

A história de Romance Is a Bonus Book se passa em sua maior parte na editora e como leitora, me vi encantada e mergulhada nesse universo. A cada episódio vamos sendo apresentados as várias situações que podem acontecer nesse tipo de indústria, desde o momento inicial de elaboração do livro, todo o trabalho feito para produzi-los, os problemas que podem surgir no meio do caminho ou até mesmo depois com o material já pronto, a dúvida e a esperança de que esses livros se tornem um best-seller.

Vemos como os editores encontram os manuscritos, como a editora seleciona quais histórias publicar, pois vender livros nos dias de hoje está cada vez mais difícil, em parte, porque as pessoas não valorizam e também tem o lado de que nem todo mundo tem condições para adquiri-los - infelizmente - e muitas vezes a editora precisa publicar livros que atraem o interesse dos leitores para que ela sobreviva ou ser a melhor do mercado editorial.


Também vemos o impacto de uma obra na vida de uma pessoa, as inseguranças de alguns autores que tem medo de que o seu livro seja um fracasso, situações onde os livros devem ser descartados por algum motivo, as disputas com outras editoras ou até mesmo competição entre os funcionários. Enfim, trabalhar em uma editora não é um mar de rosas, há roubo de ideias, transferência de culpa, abuso de poder e todas essas situações acabam servindo para quebrar aquela ideia de que uma editora é um “ambiente de trabalho perfeito”.

Por ter "romance" no título do dorama eu pensava que esse seria o tema principal da história, mas não, o romance é realmente um bônus. Além disso, o drama fala muito sobre maternidade X profissão, sobre divórcio, sobre a importância de pequenas atitudes e pequenos momentos dentro de um relacionamento e sobre recomeços, afinal, nunca é tarde para recomeçar, desde que haja oportunidade para isso.


Além dos protagonistas, acompanhamos a vida dos personagens secundários, quais são os seus medos, seus sonhos e histórias familiares, fazendo com que o telespectador se importe com cada um deles.


Ji Seo-Joon é um designer renomado que trabalha como freelancer na criação de capas de livros. Inicialmente pensamos que ele apenas tinha entrado na história para “atrapalhar” o romance dos protagonistas, mas logo percebemos que Seo-Joon tinha um objetivo, que era descobrir o paradeiro do famoso escritor desaparecido, pois ele desconfiava daquela tal declaração, que favorecia a editora. Sinceramente, eu achei a parte do triângulo amoroso desnecessário e irritante, preferia que esse personagem tivesse ficado apenas tentando resolver o mistério.


Song Hae-Rin, é editora e a responsável pelo treinamento dos novos funcionários. Ela ganhou a fama de “Bruxa nº 2” por ser exigente com seus subordinados, mas isso acontece apenas porque ela é completamente focada em seu trabalho, bastante perfeccionista e esforçada. Na verdade, Hae-Rin é uma pessoa doce e amigável, que se preocupa e tenta sempre auxiliar seus colegas de trabalho. Ela tem sentimentos de longa data por Eun-Ho, porém nunca teve o seu amor correspondido.


Kim Jae Min é o sócio fundador e presidente da Gyeoroo. No começo ele parece um homem que só se importa com lucros, mas isso deve-se às responsabilidades que possui. Com o decorrer dos episódios descobrimos que ele é um chefe muito carismático e de coração mole.


Go Yoo-Sun, é uma das sócias fundadoras e diretora geral da Gyeoroo. Ela optou por fugir do altar para se dedicar a sua carreira. Ela possui a fama de ser a “Bruxa nº 1” por ser uma mulher muito séria e até um pouco ríspida.

Bong Ji Hong e Seo Young-Ah

Seo Young-Ah, é a diretora de marketing e Bong Ji Hong, é o editor-chefe do Departamento de Desenvolvimento de Conteúdo. Ambos também são fundadores da editora Gyeoroo, colegas de trabalho e são casados. Na verdade, eu só fui entender que eles eram um casal no momento em que apareceram divorciados, pois ambos mantinham uma relação bastante profissional dentro da empresa. Young-Ah é uma mulher pragmática, justa e uma boa profissional, que está sempre tentando conciliar vida familiar e profissional. Já o Bong Ji Hong é um homem apaixonado por poesia, que muitas vezes coloca os interesses dos outros em primeiro lugar, mas deixa por última os da sua família.

Oh Ji Yul e Park Hoon

Oh Ji Yul e Park Hoon são os dois novos contratados que entraram junto com Dan-Yi na Gyeoroo. Oh Ji Yul é uma patricinha que está trabalhando pela primeira vez na vida, porque foi obrigada pela mãe. Ela é uma jovem muito atrapalhada e não se importa muito com o emprego, mas com o decorrer da trama ela se esforça para aprender com seus erros e se adaptar ao ambiente de trabalho. Já o Park Hoon é um homem muito falante, atrapalhado e é um funcionário dedicado. Os dois estão sempre envolvidos em situações engraçadas e apesar de possuírem vidas e personalidades bem diferentes, eles possuem uma sintonia tão boa entre si, que você torce para que eles fiquem juntos.


Apesar de todos os funcionários da editora Gyeoroo possuírem personalidades bem diferentes, é a paixão pelos livros que os unem. Foi bem legal ver as amizades surgindo dentro da editora, que todos apoiavam e sentiam admiração pelo trabalho de seus amigos e também foi muito bonitinho ver os casais se formando.

Não posso deixar de destacar que Romance Is a Bonus Book é um drama muito bonito visualmente e a ambientação contribui muito para contar a história, as OST's são em sua maioria músicas bem calminhas, divertidas e gostosas de ouvir. Além disso, o dorama está recheado de metáforas com os livros e citações maravilhosas e marcantes. Estou simplesmente apaixonada!

Espero que tenham gostado da resenha!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário