quinta-feira, 1 de julho de 2021

Sobre Girassóis


História do Girassol 🌻

O nome científico do girassol é Helianthus Annuus, que significa “flor do Sol”. Planta originária da América do Norte, possui característica heliotrópica, pois seu caule gira sempre para manter a posição da flor em direção ao Sol, facilitando assim, o seu crescimento.

De acordo com a sabedoria popular, a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela enfeitada de tons alaranjados em suas pétalas simboliza vitalidade, renascimento, energia positiva.  

Sobre o surgimento do Girassol existem várias lendas, a seguir conheceremos duas delas, a  apresentada pela Mitologia Grega e a Lenda Indígena brasileira. Ambas explicam de acordo com sua cultura, o aparecimento da flor de girassol. As duas são caracterizadas por relatar emocionantes histórias de amor. 


Lenda do Girassol - Mitologia Grega 🌻

Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas.

Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.


Lenda do Girassol Indígena 🌻

Há muito tempo atrás, havia uma tribo de índios conhecida como Ianomâmi, ao norte do Amazonas. O chefe religioso dos índios, também feiticeiro, sempre se reunia com os curumins em torno da fogueira, para contar velhas lendas da tribo. Uma dessas histórias, era a lenda do girassol. O pajé reparava que as crianças adoravam as histórias e quando as contara, percebia em seus rostos o brilho dos olhos, mostrando o interesse e participação nas vivências.

Segundo a lenda contada pelo pajé, certa vez nasceu nessa tribo indígena uma indiazinha com cabelos claros, quase dourados. A tribo ficou na maior agitação com a novidade, pois nunca haviam visto coisa igual. Assim, a menina foi chamada de Ianaã, que significava a deusa do Sol.

Todos adoravam Ianaã por sua beleza rara, os mais fortes e belos guerreiros da tribo e da vizinhança não resistiam aos seus encantos, flertando-a. Mas ela os recusava, dizendo ser ainda muito cedo para assumir um compromisso.

Certo dia, a indiazinha estava brincando alegremente e nadando no rio, quando sentiu os raios de sol enviados a ela como se fossem grandes braços, acariciando sua pele dourada. Foi o momento em que o Sol tomou conhecimento daquela criatura tão linda e se apaixonou perdidamente por ela.

Ianaã também se enamorou pelo Sol e todas as manhãs ela o esperava nascer com muita alegria. Ele aparecia aos poucos e seu primeiro sorriso, bem como os raios dourados e morninhos, eram dedicados ela. Era como se estivesse dizendo: – Bom dia, minha bela flor!

A natureza também gostava da indiazinha. Por onde passava, os pássaros voavam e pousavam em seus ombros. Ela os beijava e os chamava de amiguinhos.

Um dia a pequena índia ficou triste e adoeceu, quase não saia da choupana onde vivia. O Sol, apaixonado fazia de tudo para alegrá-la, mas tudo era em vão. Infelizmente, ela não resistiu e morreu.

A mata ficou em silêncio, o Sol não aparecia mais e toda a aldeia foi invadida pela tristeza. O povo da tribo em lágrimas, enterraram Ianaã próxima ao rio que ela tanto amava. O Sol também derramou muitas lágrimas até que, certa vez, resolveu que daquele dia em diante iria aquecer com o reflexo de seus raios a terra onde sua indiazinha amada estava sepultada.

Após alguns meses, nasceu uma planta verdinha, que cresceu e desabrochou uma linda flor redonda, com pétalas amarelas e o centro formado por sementes escuras. A flor ficava direcionada para o Sol desde o amanhecer, até o crepúsculo vespertino. Durante a noite, ela se pendia para baixo e adormecia. No início do novo dia, acordava pronta para adorar o Sol e ser beijada e acariciada por seus raios. As sementes viraram alimento para seus queridos amiguinhos.

Essa linda flor, recebeu da tribo o nome de girassol.


Curiosidades sobre o Girassol 🌻

O girassol é um dos símbolos da páscoa, pois o mesmo está sempre voltado para o Sol, assim como os cristãos procuram estar sempre voltados em direção à luz de Cristo Ressuscitado, que simboliza o caminho, a verdade e a vida. 

Por sua beleza, simbologia mística e espiritual, a flor do girassol é muito ambicionada, no intuito de além de enfeitar, promover a purificação, trazer sorte e boas vibrações aos ambientes.


Que eles procuram a luz do sol todos já sabemos.
O que eu não sabia é que em dias nublados eles se viram uns para os outros buscando a energia em cada um.
Não ficam murchinhos, nem de cabeça baixa. Olham uns para os outros, erguidos, lindos.
É a natureza nos ensinando. Se não temos o sol todos os dias, temos uns aos outros.
Que sejamos girassóis o ano todo! 🌻

Nenhum comentário:

Postar um comentário