segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Doze lendas brasileiras - como nasceram as estrelas

Reconto narrado pela escritora e jornalista Clarice Lispector sobre algumas das principais lendas infantis que enriquece a cultura do folclore brasileiro, as “Doze lendas brasileiras - como nasceram as estrelas” se trata de um livro que contendo 63 páginas, foi reeditado e publicado pela editora Rocco, em 2014.


Clarice Lispector

Apesar de curtinho, a obra nos presenteia com a narrativa de doze lendas, sendo dedicadas uma para cada mês do ano, respectivamente: Janeiro - como nasceram as estrelas; Fevereiro - alvoroço de festa no céu; Março - o pássaro da sorte; Abril - as aventuras de Malazarte; Maio - a perigosa Yara; Junho - uma festança na floresta; Julho - Curupira, o danadinho; Agosto - o Negrinho do pastoreio; Setembro - do que eu tenho medo; Outubro - a fruta sem nome; Novembro - como apareceram os bichos; Dezembro - uma lenda verdadeira.

o Negrinho do pastoreio

Dentre as histórias que mais gostei foi a do mês de Agosto, que fala sobre o Negrinho do pastoreio, um menino pequenino que era mantido como escravo e sofria nas mãos do patrão, mas que contava com a proteção de Nossa Senhora, a quem tinha como madrinha. A outra é a do mês de Dezembro, a única lenda verdadeira, que fala sobre o nascimento do menino Jesus, que veio ao mundo com o anseio de que todos os seres do universo vivam em fraternidade e trazendo a magia que faz renovar constantemente em nosso coração, a esperança e a alegria.

Nascimento do menino Jesus

Além de apreciarmos uma linguagem super leve, ao longo das páginas, podemos nos encantar com as lindas ilustrações feitas por Suryara Bernardi que enriquece o livro, levando nossa imaginação a viajar pelo cenário de cada conto que estamos lendo.

Ainda que se trate de um livro infanto-juvenil, no estilo de Clarice Lispector ficou interessante, gostei muito de lê-lo e recomendo!

2 comentários:

  1. Aaaaah que fofura! Eu tenho a impressão de já ter lido Alvoroço de Festa no Céu em algum livro escolar meu de quando era pequenininha,porque lembro bem desse título, agora vou ter que procurar pra ler! Amei a resenha e como o blog está agora 💖✨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz! 💖
      Esse livro narrando esses contos, faz mesmo a gente voltar às memórias de infância. Da uma nostalgia boa! Quanto ao blog, estamos tentando melhorar ainda mais seu visual, fico feliz que tenha gostado! 😃

      Excluir