Outubro está chegando ao fim, o que indica que o dia do Halloween está se aproximando! Para celebrar essa data, nossa indicação de leitura é O Livro dos Vilões.
Publicado em 2014 pela editora Galera Record e contendo 320 páginas, o livro se trata de uma releitura moderna dos contos de fadas – organizado da mesma forma que O Livro das Princesas –, mas, dessa vez, sob a perspectiva dos vilões. O livro foi escrito em parceria de quatro autores (duas americanas e dois nacionais): Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu.
O primeiro conto é “#Stepsisters — Sobre sapatos e selfies”, de Cecily von Ziegesar, uma releitura de Cinderela.
Nastia e Dizzy Tremaine são gêmeas superpopulares no Instagram que são obcecadas por roupas, sapatos de marca e só pensam em tirar selfie e explorar Cindy (sua meia-irmã) de todas as formas, até pra fazer as provas delas na escola.
Cindy já está acostumada a ser maltratada pela madrasta e suas filhas, ela tem o sonho de pelo menos, por uma noite, ir a uma das festas que suas meias-irmãs frequentam. Um dia, quando Cindy é mandada para ir à loja comprar edições limitadas de sapatos, ela faz amizade com o vendedor, que vira uma espécie de fada madrinha da garota, para que ela pudesse ir bonita ao baile da escola. Mas é claro que Nastia e Dizzy também estarão nessa festa e farão de tudo para impedi-la de ir.
Cindy consegue um jeito de ir no baile e lá conhece um garoto muito bonito, que parece um príncipe e é cobiçado pelas garotas, mas nem tudo é o que parece, as pessoas não são quem elas mostram ser.
Nesse conto as personagens são todas fúteis, só estão preocupadas com si mesmas e em fazer postagens nas redes sociais, fingindo ser algo que não são. Apesar da história mostrar o pior lado do ser humano e fazer várias críticas sociais, achei que foi um conto muito confuso.
Menina Veneno é o conto da brasileira Carina Rissi, e se trata de uma releitura do conto da Branca de Neve.
A narradora dessa história é Malvina, uma modelo super famosa e linda, que após ficar viúva ganhou a guarda da filha de seu falecido marido, Bianca Neves, que também é modelo.
Bianca é basicamente a pedra no sapato da Malvina e de repente parece que todas as coisas resolveram estar a favor de sua enteada insossa: Malvina perde o lugar na campanha da revista “Menina Veneno” para Bianca, logo depois a garota desperta atenção de um rapaz que Malvina estava de olho.
Ao se sentir ameaçada, Malvina arma um plano para afastar a menina de seu caminho junto com Abel (seu fiel motorista) e Sarina (sua secretária muito atrapalhada), mas as coisas começam a não ir para o lado que ela queria.
Eu me surpreendi com esse conto, a protagonista realmente possui uma história profunda e que merecia ser contada. Malvina não é apenas uma madrasta má, os sofrimentos da vida que a moldaram para ser quem ela é. Enquanto eu lia a história da Malvina eu só conseguia lembrar da Regina Mills, uma das minhas personagens favoritas da série OUAT.
Amei essa história, a personagem é muito bem desenvolvida, envolvente, torci por ela e fiquei ansiando por mais.
Em Quanto mais afiado o espinho, de Diana Peterfreund, temos a versão moderna de Malévola, vilã de A Bela Adormecida.
Esse conto é sobre Malena, uma garota descendente de bruxas, que não quer carregar esse fardo para não ser mal vista pela sociedade, tudo o que Malena deseja é ser como as outras adolescentes da sua pequena cidade, fazer amizades, ir a festas e se relacionar com os garotos.
Malena consegue fazer um acordo com a sua mãe para poder frequentar a escola pela primeira vez, como era de sua vontade. Enquanto aguarda pelo começo das aulas, todo dia a garota sai para observar os jovens e logo faz amizades com aqueles que seriam seus colegas de escola. Ela se apresenta como uma menina nova na cidade e até que consegue levar uma vida “normal” durante esse tempo, entretanto, há algumas coisas das quais não podemos fugir e alguns dias antes das aulas começar, uma situação desagradável acontece, seu segredo é descoberto e tudo aquilo que ela conquistou, se perde, é nesse momento que ela percebe que realmente não dá certo tentar viver uma vida que não era sua.
É logico que Malena vai se vingar de todos que fizeram bullying com ela e essa vingança geram grandes consequências. Apesar de suas atitudes é possível compreende-la, afinal Malena sofre bastante nas mãos daqueles que ela pensava que eram seus amigos.
Esse é um conto que possui uma certa intensidade, podemos ver mais uma vez personagens fúteis que só pensam em popularidade, festas, bebidas, curtição, temas extremamente atuais e que serve de alerta para os jovens. Também temos críticas em relação as pessoas que só procuram as bruxas as escondidas para resolverem algum problema, mas diante da sociedade são ignoradas e marginalizadas.
O último conto A Menina e o Lobo, foi escrito por Fábio Yabu, o único homem do grupo de autores e traz a história do Lobo Mau, o vilão de histórias como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Pedro e o Lobo, entre outras.
O mundo dos Contos de Fadas é o local onde vivem todos os personagens das histórias que escutamos quando crianças, esse lugar é governado pelo Narrador, um ser que ninguém nunca viu, mas que dá o destino aos personagens e que castiga todos aqueles que ousava desobedecê-lo.
Nesse universo, os personagens vivem presos as suas histórias revivendo-as incansavelmente toda vez que as pessoas do Outro Reino – o mundo dos humanos - realizavam a leitura de alguma de suas histórias e é aqui que descobriremos o que esses personagens mágicos fazem durante o período de “folga”.
O Lobo Mau, cansado de sempre sofrer e ser morto nas histórias, com a ajuda do Oitavo Anão, descobre que tem uma chance de fugir e assim conseguir a sua tão sonhada liberdade, é assim que o Lobo acaba indo para o mundo dos humanos.
É claro que o Narrador não deixará com que o Lobo escape tão facilmente e irá causar uma confusão entre os dois mundos ao enviar o Caçador atrás do Lobo, mas o que o Narrador não imagina é que essa fuga do Lobo iria revolucionar tanto o mundo dos Contos de Fadas, quanto o mundo sem magia.
Me surpreendi com a criatividade do autor para escrever esse conto, a história é super envolvente e emocionante, nos faz enxergar o Lobo Mau com uma perspectiva diferente, talvez o Lobo não seja tão mau assim, ele pode ser só mais uma vítima do mundo.
Enfim, todas essas releituras dos contos de fadas foram surpreendentes e de alguma forma trazem alguma lição, pois se tratam de histórias atuais e que na maioria das vezes acontecem a nossa volta.
Podemos perceber que não tem como separar os personagens entre mocinhos ou vilões, pois eles são um pouquinho dessas duas coisas em algum momento e como diz Malvina “Todo mundo tem um lado bom, e outro não tão bom assim.”, vai depender muito do ponto de vista de cada um, da situação que você está vivenciando e de como você vai querer se mostrar diante de tudo isso.
Adorei a ideia da Galera Record em organizar esses livros e adoraria se ela lançasse mais livros com essa temática.
Espero que tenham gostado da resenha!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário