O livro possui uma capa muito bonita (na minha opinião), mas lendo a sinopse não tem muito como saber o que esperar do livro, e por um momento até cheguei a pensar que um desses Will tinha saído de um mundo paralelo ou mágico e eles teriam que se reunir para resolver alguma coisa (pensamentos de uma pessoa que adora livros de fantasia e eventos sobrenaturais XD), pensei também que se tratava de um romance entre os dois protagonistas. Mas não tem nada a ver com isso, o livro simplesmente conta a história de dois garotos que moram em cidades diferentes e possuem vidas diferentes, mas com o mesmo nome e que se conheceram por um acaso.
No início fiquei bastante incomodada e achei desnecessária o excesso de palavrões que os personagens falam, mas conforme a história vai se desenrolando, isso vai diminuindo. Os capítulos são narrados em primeira pessoa, alternados entre os pontos de vista de cada Will. No começo pode ser um pouco estranho e difícil para identificar qual dos dois personagens está narrando, mas a forma que os autores fizeram para diferenciá-los, foi através da diagramação: a parte do segundo Will é tudo escrito com letra minúscula, isso incomoda um pouco, mas não é nada que atrapalha a leitura.
O primeiro Will é um garoto hétero, que mora com os seus pais em Chicago, ele é um rapaz um pouco reservado, e possui dois amigos. Jane, a garota por quem ele está apaixonado, mas que não sabe como dizer isso a ela, e Tiny Cooper, um garoto gay que está organizando um musical que conta a história de sua própria vida.
Já o nosso segundo Will é um garoto gay, porém não assumido, que mora apenas com a sua mãe. Ele sofre um estado forte de depressão, e na escola ele possui apenas uma amiga chamada Maura, mas a pessoa que ele realmente se abre e se identifica é um rapaz que ele conversa pela internet chamado Isaac, um amigo virtual que ele nunca viu na vida e por quem encontra-se apaixonado, e por isso decidem marcar um encontro em Chicago para se conhecerem.
O destino dos dois Will Grayson se cruzam numa noite particularmente horrível para ambos, o primeiro Will é barrado pelo segurança por não possuir a idade permitida para entrar em um show, já o encontro que o segundo Will tinha marcado não deu certo, pois Issac não comparece. Os dois Will’s se encontram em um estabelecimento e por acidente descobrem que possuem o mesmo nome. Por consequência o primeiro Will apresenta seu amigo Tiny ao outro Will e logo esses dois começam a namorar.
A história era para ser focada nos dois Will Grayson’s mas na minha opinião quem pegou todo o brilho foi Tiny Cooper, ele que une as duas histórias, pois os dois Wills tem pouquíssima interação, o que é estranho, pois eu achava que eles iam ser bem mais próximos. Pra mim, Tiny foi um personagem incrível que me fez desejar ler uma história protagonizada por ele, e esse livro existe ^.^ David Levithan publicou o spin-off deste personagem que contará as passagens desta tão esperada peça que ele está produzindo, o livro se chama “Me abrace mais forte: A história de Tiny Cooper”, mesmo nome que a peça recebeu, esse livro mostra um pouquinho mais sobre a história de Tiny e como ficou o roteiro de seu musical.
Enfim, "Will & Will" aborda assuntos muito importantes como saúde mental e homossexualidade, mas acho que os autores não conseguiram passar direito essa mensagem. O livro trás pensamentos em que até aquele tempo em que o livro foi lançado era “normal” que muitas pessoas tivesse, mas que não são mais bem-vistos, tem algumas falas que podem ser bem problemáticas e ofensivas nos dias de hoje, inclusive, acho que é até por esse motivo que muitas pessoas não gostam desse livro. Mas acredito que está é uma boa forma de vermos como evoluímos com o passar do tempo.
Apesar de tudo, esse é um livro que fala sobre aceitação, amizade, a importância de lutarmos e corrermos atrás de nossos sonhos e é claro sobre o amor. Os personagens estão no período de ensino médio e passam por dramas que todos os adolescentes sofrem durante essa fase, cada um com seus problemas, suas incertezas, seus medos. A leitura flui com uma rapidez impressionante, de forma que a história acaba sendo leve, um bom livro pra passar o tempo.
O livro possui páginas amareladas e o tamanho da fonte contribui para que a leitura seja fácil e rápida. Possui diversas frases bonitas, minha vontade era colocar todas.
"A verdade, porém? Todo mundo tem uma. Essa é a nossa maldição e nossa bênção. Essa é nossa tentativa e nosso erro e nossa coisa certa"
Nenhum comentário:
Postar um comentário